A criança portadora da Respiração Oral e a escola.


A respiração é uma atividade VITAL, quando esta NÃO é realizada de forma CORRETA, temos uma respiração DEFICIENTE.É o caso da respiarção Oral.

Esta respiração trás prejuízos para o correto desenvolvimento do ser humano. As conseqüências e o prejuízo de uma RESPIRAÇÃO ORAL irão depender do início e da duração do problema.
São várias as conseqüências, vai desde uma dificuldade de atenção, baixa auditiva, alterações na fala, sonolência, falta de apetite, alterações corporais, dentárias, rendimento escolar baixo e as dificuldades de aprendizagem também podem estar presentes.
O CORRETO SERIA: Respirar pelo nariz, o nosso nariz realiza três funções distintas quando o ar entra pela cavidade nasal: aquecimento, umidificação e limpeza deste ar que irá percorrer nosso corpo até os pulmões. Quando respiramos pela boca, este processo não acontece.

Você deve estar se perguntando o que causa uma respiração oral.
Bom, as causas mais freqüentes de uma respiração oral são obstruções nasais e/ou faríngeas, crises de sinusites e rinites, mas também podem ser um mau hábito.
Como foi dito anteriormente a respiração oral pode vir acompanhada de dificuldades de aprendizagem.

Os profissionais envolvidos no tratamento de um Respirador Oral são: fonoaudiólogo, ortodontista, alergologista, otorrinolaringologista e fisioterapeuta. Estes são profissionais diretamente ligados ao atendimento de Pessoas que respiram pela boca, isso dependerá de cada caso estabelecido e avaliado.
Se você é professor fique atento a algumas alterações que as crianças podem apresentar, tenha auxilio do QUESTIONÁRIO DE OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR, e constatado alterações encaminhe para uma avaliação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião ou tire dúvidas.

 
javascript:void(0)