
Teste da Orelhinha
Sabemos que a AUDIÇÃO é essencial para o desenvolvimento normal da linguagem, da fala, do cognitivo e educacional. E que os primeiros anos de vida da criança são essenciais para um bom desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem (Maturação do Sistema Auditivo Central).
E também que a deficiência auditiva é a doença mais prevalente encontrada no período neonatal, quando comparada a outras patologias.
Por isso recém-nascido deverá ser submetido à triagem auditiva neonatal na maternidade, antes da alta hospitalar, ou em unidade da rede estadual de saúde auditiva.
Segundo a LEI 16.280 2006 de 20/07/2006 todas as crianças devem ser testadas ao nascimento ou no máximo até os 3 meses de idade e, em caso de deficiência auditiva confirmada, receber intervenção educacional até os 6 meses.
Como é feito o Teste da Orelhinha?
O exame, Emissão Otoacústica Evocada( EOA) mais conhecido como Teste da Orelhinha, consiste na colocação de uma sonda na orelha da criança, que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna (cóclea) do bebê produz.
É realizado com a criança dormindo, em sono natural, ou amamentando. É indolor, não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contra-indicações e dura cerca de 10 minutos. O resultado sai na hora. Havendo alguma suspeita, a criança deverá ser encaminhada para avaliação mais completa.
Lembre-se de levar o Caderno de Saúde do Bebê quando for fazer o teste da orelhinha.
Procure o centro de saúde mais próximo, ou seu Pediatra para saber onde você pode fazer o teste da orelhinha, ou para obter mais informações.
Site de apoio a triagem auditiva:
1998 GATANU : Grupo de Apoio à Triagem Auditiva Neonatal Universal - www.gatanu.org

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê sua opinião ou tire dúvidas.