Fonoaudiologia e a Voz

Dicas de Prevenção Vocal


Todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem a utiliza profissionalmente, precisa ter cuidados diferenciados e essenciais para manter a integridade vocal.




Vejamos alguns destes cuidados:

Durante a atividade vocal deve-se beber alguns goles de água, para umidificar a garganta. A água deve estar em temperatura ambiente, para que não ocorra o choque térmico.
- Evite qualquer tipo de competição sonora.
- Evite bebidas alcóolicas, pois o álcool tem um efeito anestésico, assim provoca a diminuição da sensibilidade, é onde na maioria das vezes ocorre um abuso vocal, lesando as pregas vocais.
-Evite tossir e gritar, pois provoca um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-las
-Não fume, a fumaça irrita a mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais, e o ressecamento da mesma mucosa.
-Evite o ar condicionado, pois provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Se não for possível evitar o ar condicionado, procure sempre beber água, durante todo o tempo que estiver exposto a ele.
-Evite o consumo de leites, chocolates e derivados antes da atividade vocal, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.
-Consuma alimentos adstringentes, como maçã, que é um adstringente, ou seja, agem limpando a boca e faringe.
- Vista-se o mais confortável possível, para que o seu vestuário não atrapalhe o fluxo respiratório, nem má postura.
- Durante a fonação mantenha uma postura ereta e os pés no chão, pois assim permite a passagem do ar sem dificuldades e o diafragma trabalha melhor.
- O aquecimento vocal ajuda a prevenir possíveis problemas vocais, é realizado antes das atividades diárias do trabalho, e recomendado por um fonoaudiólogo.


Sinais de que sua voz vai Mal

Sinais que podem indicar algum problema na laringe. Fique atento se você apresenta qualquer uma destas alterações, e procure um fonoaudiólogo. Principalmente se você utiliza a voz
profissionalmente.

Tosse duradoura, de duas semanas ou mais, é um sinal claro de que há algo errado com a laringe. Os fumantes ou consumidores assíduos de bebidas quentes (cachaça, uísque, conhaque e vodca) devem prestar ainda mais atenção à tosse.
Rouquidão por mais de 15 dias
Pigarro
Dificuldade para respirar
Dor ao falar. Sensação de que a garganta está arranhando.
Tem disfagia, disfagia é a dificuldade para deglutir alimentos.
Dor ao deglutir.
Fica afônico (sem voz) quando utiliza muito a voz.
Sua voz vai perdendo a força durante a semana, apresentando falhas.
Há falhas na voz freqüentemente.
Sente que a laringe seca durante o uso da voz.
Se a disfonia (rouquidão) persistir por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião ou tire dúvidas.

 
javascript:void(0)